top of page

A História

Pedro Alexandre iniciou a sua atividade ligada às obras, nos períodos de férias escolares, tendo trabalhado como ajudante de carpintaria na empresa “Carlos Calisto Construções”, tanto em ambiente fabril como em montagens exteriores. Nesse período, teve o primeiro contacto com as obras, ramo pelo qual sempre se interessou.

 

Em 1999 conclui a formação de desenhador-projetista e medidor-orçamentista de obras de construção civil, durante a qual executou desde logo e por sua própria conta, os primeiros trabalhos no ramo da arquitetura e engenharia.

 

No ano 2000 frequentou um estágio profissional na Câmara Municipal de Santiago do Cacém onde desempenhou funções de desenhador e medidor-orçamentista no “Serviço de Apoio ao Munícipe” da Divisão de Ordenamento do Território e Gestão Urbanística, tendo colaborado em diversos processos de obras públicas e particulares.

 

No ano 2001 voltou para o ramo da carpintaria, na mesma empresa “Carlos Calisto Construções”, mas desta vez como desenhador, tendo executado desenhos de cozinhas, móveis, estantes, escadas, roupeiros, janelas e portas, entre outros, enquanto acumulava também a função de fiel de armazém.

 

Ainda em 2001, ingressou na empresa "Valvaz - Investimentos Imobiliários e Turísticos, Lda." (empresa de construção civil certificada pela norma ISO 9001:2000, sendo uma das maiores empresas de construção civil do Alentejo e Algarve), onde, em 6 anos, orçamentou e organizou toda a componente técnica de 204 processos de concursos públicos, num valor total de 120.226.059,68€. Nesta empresa, exerceu também atividades ligadas à direção de obra em obras como o Estádio de Futebol de Aljustrel, o Cine Teatro Sousa Teles e o Centro de Convívio em Ourique, a Piscina Coberta de Aprendizagem e o Arranjo Paisagístico da Mata de S. Bento em Mourão.

 

Na "Valvaz - Investimentos Imobiliários e Turísticos, Lda.", rodeado de excelentes profissionais (medidores-orçamentistas, arquitetos, engenheiros, desenhadores, diretores de obra, etc.) e num ambiente de obras de grande envergadura (tanto públicas como particulares) desenvolveu experiência que nos dias de hoje lhe permite lidar com várias situações com grande conhecimento, rigor e capacidade.

 

Com o início da crise no sector da construção, no ano de 2007, ingressa na “Biacorsil – Construção Civil e Obras Públicas, Lda.” onde desempenhou funções de medidor-orçamentista (tendo medido e orçamentado 48 obras, num valor total de 4.089.703,97€) e de diretor técnico de obra e preparador (tendo acompanhado 23 obras).

 

Em 2008, numa parceria com outros dois desenhadores e duas arquitetas, forma o gabinete “Atitude – Arquitetura, Engenharia e Design”, sediado em Sines, onde desempenhou funções de desenhador, medidor-orçamentista e comercial, durante cerca de um ano e meio.

 

Foi também em 2008 que retomou os estudos, tendo frequentado o curso de engenharia civil na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja em regime pós-laboral.

 

Desde a formação inicial na área da construção civil e enquanto trabalhou em empresas, foi sempre desenvolvendo os seus próprios trabalhos, que, ano após ano, se foram avolumando, tendo-lhe permitido iniciar funções por sua conta e a tempo inteiro no ano de 2009.

 

Em 28-Março-2016, inaugura em Ermidas-Sado, o “Gabinete Técnico de Arquitetura e Engenharia - Pedro Alexandre – Rigor Criativo” com o qual tem como objetivo melhor servir cada cliente, numa política de proximidade e bem servir.

 

Com um percurso sempre crescente do qual muito se orgulha, hoje lidera uma equipa de técnicos credenciados das mais variadas áreas (desde desenhadores, arquitetos, medidores-orçamentistas, engenheiros civis, engenheiros eletrotécnicos, peritos térmicos, peritos acústicos e topógrafos) com os quais desenvolve cada obra ou processo.

 

Por sua própria conta, nos 22 anos de laboração, já conluio mais de 1250 processos distribuídos entre projetos de obras novas, ampliações, alterações, remodelações e legalizações, quer sejam moradias, armazéns, comércio, serviços, loteamentos, etc.

 

No percurso profissional, tem sempre bem presente a necessidade de formação por forma a acompanhar a evolução do mercado, tendo frequentado formações ligadas ao ramo, como:

 

- Desenho de Construção Civil;

- Projeto de Arquitetura;

- Medição e Orçamentação de Obras de Construção Civil;

- Desenho à Mão-Livre;

- Autocad 2000 (entre outros);

- Estruturas;

- Redes e Instalações em Edifícios;

- Geologia;

- Geologia de Engenharia;

- Programação;

- WINSim;

- Sistema de Gestão da Qualidade - ISO 9001:2000;

- Acústica de Edifícios;

- Revit Architecture 2008;

- Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho;

- Gestão e Marketing;

- Acessibilidade e mobilidade para todos;

- Sketchup 2017;

- Arquimedes 2018;

- Propriedade Horizontal;

- Diversos programas informáticos na ótica do utilizador;

- Windows;

- Microsoft Office (Word, Excel, Powerpoint, Project, Outlook);

- Internet Explorer.

bottom of page